RESPOSTA
Aceitei a Cristo…e agora!
“Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” Rute 3.11 |
Esta é uma história bíblica da Providência e da Graça. Assim, é toda história dirigida pelo Senhor!
Encontramos a bela história de uma mulher moabita indo morar na terra prometida, abraçando o Deus verdadeiro encontrando satisfação.
A história de Rute é das maravilhas da Bíblia. Rute nasceu em família pagã; sua criação não envolveu aprender à lei de Deus, não conhecia as promessas divinas de perdão. Nunc a foi ensinada sobre verdadeira adoração, sobre as promessas do Messias. Apesar disto, ela provavelmente sabia algo sobre o povo vizinho – os israelitas.
Um dia chega uma família de hebreus vindo morar em Moabe. Elimeleque, com sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom, e Quiliom, e estes hebreus logo se interessam em casar-se com moças de Moabe. Porém, Rute, a moabita, se casa com um deles e vem a conhecer sobre o Deus dos hebreus; o Deus redentor. Passa algum tempo e são acometidos a uma terrível situação. Morrem todos os homens da família, ficando apenas Noemi e suas noras: Rute e Orfa.
No decorrer dos dias, Noemi decide que vai retomar a Belém, devido a situação que a acometeu e Rute preocupada com a sogra, decide e escolhe voltar com ela.
Quando Rute chega a Belém, juntamente com sua sogra não quer saber de moleza; não fica reclamando da vida, dizendo-se amarga e incapaz devido as diversidades da vida que enfrentava. Ela vai em frente, encara a colheita, faz o que é necessário para o bem dela e sua sogra, pois havia tomado uma descisão.
A mulher virtuosa não fica murmurando pela decisão que tomará, não se amargura; a mulher virtuosa como Rute age dentro dos preceitos do Senhor que havia conhecido e decidido a seguir, segue confiante na providência d’Aquele que poderia mudar todas as coisas.
Rute não possue muitas alternativas, mas ela pode colher dos campos, segundo a lei judaica, e o faz, tornando frutífero o tempo e abrindo as oportunidades no momento.
A mulher virtuosa não fica agindo como se a vida lhe devesse, como se alguém lhe devesse, como se Deus lhe devesse; a mulher virtuosa não fica apontando o dedo para Deus, dizendo: “Eu deixei meu povo e minha terra para que!”
A mulher virtuosa age na esperança que Deus poderosamente transforma a vida!
Rute dava todo cuidado e o amor a Noemi. Portanto, num dia, ela ouve e faz conforme instruções de sua sogra. Encontra-se com Boaz, homem bom e honesto, temente ao Senhor, proprietário das terras que colhia as sementes, que também era parente de Noemi, e remidor segundo a lei judaica. O Senhor muda a sorte de Rute, casa-se com ele. Boaz declara a Rute: “Toda cidade de meu povo sabe que és mulher virtuosa”, pelo fato de todos vê-la sempre confiante no Deus que age no impossível.
O testemunho desta história nos ensina aceitar a providência da mão poderosa do Senhor, dirigindo nossa vida no caminho reto.
Neste momento, ore ao Senhor. Ele ensina a caminhar em suas veredas e trará alegria no seu coração e fará transbordar de bençãos.
Tenha prazer no que fizer! Receba do Senhor bênçãos que jamais você provou. Confie!
Neste momento, abra sua Bíblia e leia Provérbios 31.10-31.
Como é doce a sensação da alma alegre quando caminhamos na vontade do Senhor.